Tratamento Para Acne
O acne é uma doença inflamatória da unidade pilosebácea, que compreende o pelo e a glândula sebácea. Manifesta-se na face onde há maior atividade das glândulas sebáceas. Há presença, concomitante ou não, de comedões (cravos), pápulas e pústulas (espinhas) assim como nódulos (espinhas internas).
Existe uma predisposição individual, que pode ou não ser herdada dos pais. Com a produção dos hormônios sexuais, principalmente os hormônios masculinos, a glândula sebácea aumenta sua produção.
Esse sebo vai se juntar à queratina do orifício do pelo, formando uma massa compacta, o comedão, às vezes invisível a olho nu. Algumas bactérias habitantes da pele, em especial oPropionibaccterium acnes, vão se multiplicar pela oferta abundante de sebo, provocando a resposta inflamatória, levando à formação das espinhas e nódulos da acne.
Existem basicamente três formas de tratamentos para o acne, realizados por médica*:
Fototerapia a laser:
É um tratamento que emprega duas fontes de luz para deposição de energia na pele, a azul e a vermelha. O laser azul apresenta forte ação bactericida produzindo a inativação da bactéria do acne por meio de um processo denominado estresse oxidativo. Já o laser vermelho tem ação antiinflamatória, além de acelerar a multiplicação celular, agindo favoravelmente na recuperação da pele acometida pela acne.
Peeling:
Para tratar o acne, podemos utilizar dois tipos de peeling, o químico e o físico.
No peeling químico usamos o ácido salicílico, o ácido retinóico ou o ácido pirúvico.
O peeling físico, também chamado de peeling de cristal, consiste na emissão de jato de um pó (o óxido de alumínio), esfoliando a camada superficial da pele.